Qual a melhor opção para passar no pão?
- Felipe Martins
- 5 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Qual a melhor opção para passar no pão?
Você já se perguntou se é o pão que é calórico ou se é a caloria que você adiciona ao pão? Diante de tantas opções (manteiga, margarina, requeijão, geleia, creme de ricota, cottage, patê industrializado, etc) fica difícil escolher a melhor para você, principalmente para quem tem algum problema de saúde relacionado como diabetes, hipertensão, colesterol elevado. Diante de tantos objetivos e dificuldades, resolvemos criar o cardápio de acordo com suas necessidades!
Diabetes
Quem tem diabetes, não pode consumir elevadas quantidades de açúcar e carboidrato.
Prefira: margarina light ou tradicional que não contém quantidades significativas de carboidratos, assim como a manteiga e o patê de industrializado (prefira o creme de leite de soja ou light ao invés da maionese). O creme de ricota, creme de queijo, cottage, maionese e cream cheese também podem ser consumidos, pois apesar de ter carboidratos, são em pequena quantidade e pouca gordura também.
A geleia diet, apesar de não tem açúcar, tem maior quantidade de carboidrato do que as opções listadas acima, devido às frutas. Mas ainda assim, pode ser consumida.
Evite: a geleia comum contém açúcar e deve ser evitada por diabéticos.
Colesterol Elevado
Pessoas com níveis de colesterol elevados devem ficar atentos não só a quantidade de colesterol do produto, mas também a gordura saturada.
Prefira: a geleia diet (o excesso de açúcar também pode atrapalhar nos índices de colesterol) O cottage, o creme de ricota e o cream cheese não tem quantidade de colesterol significativa e pouca quantidade de gordura saturada, mas prefira as versões light.
Evite: a manteiga e o requeijão por serem derivados do leite têm maior quantidade de colesterol e gordura saturada. O mesmo acontece com a maionese, mesmo nas versões light.
O patê industrializado também tem colesterol e deve ser evitado.
Hipertensão
A quantidade de sódio é o componente que os hipertensos melhor devem observar nos produtos.
Prefira: a manteiga e margarina sem sal não contém sódio, assim como a geleia, sendo as melhores opções. Entre os que têm pouca quantidade de sódio, ou seja, menos de 400mg de sódio para 100g do produto estão o requeijão tradicional, a manteiga com sal, o cream cheese tradicional e light, o creme de ricota e o creme de queijo.
Evite: seguindo a mesma regra da quantidade de sódio para 100g do produto, evite o consumo de requeijão light, margarina light ou tradicional com sal, maionese tradicional ou light, queijo cottage e patê industrializado.
Emagrecimento – se o objetivo for somente eliminar peso, controlar as calorias e as quantidades é essencial. Portanto, não há restrição a nenhuma das opções, mas dê preferência às versões light e diet. Entre os menos calóricos podemos citar o patê, a geleia diet, o requeijão light, o cream cheese light, o cottage e o creme de ricota.
Manteiga de soja
Logo que adotei a dieta vegetariana em casa, aprendi sobre os malefícios da manteiga, margarina e maionese industrializa. Como uma boa descendente italiana, sou fã de pão e logo fiquei pensando o que poderia substituir aquela margarina derretida no pão quentinho. Diante de inúmeras receitas de patês e maioneses caseiras, a ideia de simplesmente ir ao mercado e comprar um acompanhamento para o pão parecia muito mais atraente, mas uma rápida pesquisa sobre os malefícios da manteiga, margarina e dos aditivos químicos contidos nas maioneses industrializadas bastou para me convencer a colocar a “mão na massa” em vez de a “mão no bolso”!
É também um meio de substituir a manteiga e margarina, além de ser um produto de soja, é tão saboroso quanto, dê uma olhada na nossa loja, Não ficará decepcionado!!
Geleia de morango caseira
INGREDIENTES
• 1kg de morango maduro e limpo, cortado ao meio
• 1/4 de xícara (chá) de suco de limão
• 3 xícaras (chá) de açúcar
MODO DE PREPARO
Aqueça o morango e o suco de limão em uma panela, em fogo baixo. Depois de 15 minutos, ou quando o morango estiver bem macio e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver.
Cozinhe por mais 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até obter uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.
Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geleia no pratinho, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga.
Se a geleia ainda estiver mole, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste. Despeje a geleia em um pote de vidro limpo e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até um mês.
Comments